Mais de 15 minutos de fama

3 mar

Por Lívia Mendonça

Galera, peço imensas desculpas a todos pela demora em postar novidades. O ano passado foi bem corrido para todas nós, porém este ano nos organizamos e prometemos manter o blog super atualizado! Como promessa é dívida, então vamos lá.

Neste mês de março, aqui em Sampa, a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta na Estação Pinacoteca, a exposição do mais expressivo artista da Pop Art, Andy Warhol, a Andy Warhol, Mr. America.

A exposição terá início no dia 20 de março e permanece até o dia 23 de maio! Contém em seu acervo os principais trabalhos do artista nas diferentes mídias utilizadas. Entre pintura, serigrafia, fotografi e filme, será apresentada a versatilidade e a genialidade do artista inovador da arte, o artista da massa.

Traduzida como o movimento que aproxima a arte e cotidiano, a Pop Art teve seu início na Inglaterra, por volta dos anos 50, por intermédio de um grupo de artistas plásticos, rotulado de Independent Group, chegando em Nova York na década de 60.

Nomes importantes como o de Roy Lichtenstein (meu preferidoo!), James Rosenquist e Tom Wesselmann compõe o quadro dos artistas deste movimento, tendo como um dos principais, Andy Warhol.

Obras de Roy Lichtenstein(Sweet dreams Baby! 1965) - e James Rosenquist (I Love You with My Ford, 1961)

Andrew Warlola, mais conhecido como Andy Warhol, começou sua carreira trabalhando com as ilustrações de anúncios publicitários, tornando-se conhecido no fim dos anos cinqüenta, quando começa a utilizar em seus trabalhos ícones populares da época.

Para retratar a sociedade completamente rendida ao consumo, Warhol utilizava imagens de produtos famosos como: a Coca-Cola, Sopa Campbell, além das já costumeiras celebridades da década, Mao Tse-Tung, Elvis Presley e Marilyn.

Obras de Andy Warhol: Elvis I e II e Marylin

Sua arte não se limitou apenas nos quadros e ilustrações, Warhol também trabalhou com a sétima arte, produzindo filmes experimentais e com a música, sendo o “financiador” e o mentor da banda Vevelt Underground.

Filme: Chelsea Girls - 1966 e capa do CD da banda: The Velvet Underground

Amado por muitos e odiado por um bocado, Andy é considerado o “gran mestre” da Pop Art, sendo esse um foooorte motivo, penso eu, para que esta exposição seja vista e apreciada.

Então, bora dia 20 de março para Estação Pinacoteca!

Estação Pinacoteca. Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo/SP. Funcionamento: De terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

Beijos, Liv!

Anúncios

2 Respostas to “Mais de 15 minutos de fama”

  1. Pedro Brito 03/03/2010 às 16:08 #

    Olá gostamos muito do seu blog e temos proposta de patrocinio condições em: http://www.bitscaverna.com.br/blog/?page_id=2392 caso tenha interesse entre em contato comigo por MSN: phbrito@windowslive.com

    Abraços.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os números de 2010 « ♥ - 02/01/2011

    […] Mais de 15 minutos de fama março, 20101 comentário 5 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: